sábado, 20 de março de 2021

Utopia


Meus versos se rebelam contra a indiferença,

E ainda que sejam somente tinta ornando papel,

Minha vida, encolhida, através  deles se expande

Para que além dos vãos estreitos da melancolia.

Para além do vitral das conveniências,

Possam os corações alheios conferir utilidade à minha alma pequena.

(Que o extraordinariamente humano seja um "nós")


O que me pesa o peito do desconhecido?

Acaso me afeta a dor do ancião que queda, o cão que agoniza, o gato, a fome do desvalido, a criança que chora ou a doença do desenganado?

Não mais posso vergar por meus pífios caprichos

Após ter girado a chave que destranca a mágoa da indiferença,

De forma que a idade já não define o tamanho do nosso descontentamento.


Sem fama, poder ou dinheiro, o desejo de sermos outro menos roto que o "eu" de antes

Nos degreda, é bem verdade.

Mas não desistamos.

Se quiserem, nos enterrem com todos os revolucionários anônimos, 

Encantados de afeição pelos mundos que ainda não são,

Pelos mundos em que já não há balas ou mísseis,

E nem mais sangre o inocente.

E que seu sangue não mais comunique ao ser alguma pretensa verdade.


Queria que qualquer coisa nos modificasse,

Sem violência ou falsas verdades que nos oprimam.

Acorde para que o sonho dormente se manifeste.


Tragicamente insatisfeitos como somos,

Sei também que trocaremos por presentes as nossas mãos...

Nada mais que isso...

E o que me faria mais feliz nesse mundo de tantos abandonos?!

Mundo de tantas omissões, crueldades e esquecimentos.


Ainda sou desses que sentem saudade do que não viveu.

Mas sacio esse sono das eras 

Pelos afetos que nos encadeiam docemente num mais além.

Sejamos exilados apenas do que é sórdido na falsa solidez desse agora.

7 comentários:

  1. Parabéns, amado mestre e vizinho Dr.Moacir. Excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras em forma de versos que mostram a sua sensibilidade enquanto ser...Parabéns 🍃🌹🍃

    ResponderExcluir
  3. Ah.. as necessárias utopias! Grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoas queridas de mais,
    só posso agradecer que tenham gostado.

    ResponderExcluir